O poder militar do Irã é o 14º maior do mundo: qual é a capacidade de ataque do país?
- kawljune
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Um levantamento do site internacional Global Fire Power mostra que o Irã possui a 14ª maior força militar do mundo, com um contingente de 650 mil militares, segundo dados de 2023 do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos do Reino Unido. A Guarda Revolucionária é considerada a força militar de maior autoridade no país, respondendo por 190 mil combatentes. A força aérea e a marinha são subordinadas ao exército, que possui um total de 1.996 tanques, 551 aeronaves e 101 embarcações.
Sistema de mísseis Bavar 373 fabricado pelo Irã
Imagem: Reuters
A grande proeza militar do Irã é seu arsenal de mísseis, que inclui modelos como o Fateh-110, com alcance máximo de 300 km; Fateh-313, com 500 km; Sejjil, com 2.000 km; e Somar, com alcance máximo entre 2.000 e 3.000 km. Embora o programa de mísseis de longo alcance do Irã tenha sido paralisado como parte do acordo nuclear de 2015, há especulações de que o país possa ter reiniciado o projeto.
Além disso, o Irã possui capacidades cibernéticas avançadas, com um comando cibernético próprio no Corpo Revolucionário da Guarda Islâmica que trabalha em espionagem comercial e militar. Embora o país oficialmente não tenha armas nucleares, ele já teria uma plataforma de lançamento e estaria próximo de possuir a quantidade de urânio enriquecido necessária para fabricar esse tipo de arma.
Esses recursos militares do Irã geram tensão na região entre o país e outras nações próximas, como Israel, que aparece na 17ª colocação do ranking do Global Fire Power. A situação internacional permanece incerta em relação ao acordo nuclear e a possível retomada do programa de mísseis de longo alcance do Irã geram preocupações quanto à segurança e estabilidade da região.
Comments